terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Avaliação dos seminários

Nesse semestre da disciplina Mídia e Poder, cada grupo teve de apresentar dois seminários sobre temas diferentes. Um primeiro sobre um assunto escolhido pelo próprio grupo e um segundo sobre um tema dado pelo professor.

Achei muito interessante a experiência de voltar a fazer trabalho em grupo como na época da faculdade. As reflexões em conjunto com os colegas de grupo - no meu caso do grupo "Os admiráveis" - geraram um aprendizado que não necessariamente alcançamos sozinhos. A troca de idéias para elaborar o trabalho também foi muito produtiva e além de gerar conhecimento acho que melhorou a forma como cada um de nós se organiza em grupo, consegue propor idéias e aceita a dos colegas para chegar num ponto comum. Acho que conseguimos resumir e expor bem o assunto dos nossos seminários para a turma.

Os debates que as apresentações dos grupos geraram em sala de aula também foram muito interessantes. Compartilhar o ponto de vista dos colegas sobre um assunto a respeito do qual pesquisamos é legal e contribui para nosso crescimento profissional e pessoal. Também passamos a conhecer melhor outros temas abordados pelos grupos como o livro 1984 e os filmes Cidadão Kane e A Montanha dos Sete Abutres, além dos assuntos dos mini-seminários.

Quanto à forma de apresentação, gostei do grupo que falou sobre Velocidade x Veracidade na internet abordando o assunto em forma de debate com a turma. Nos seminários, chamou atenção o grupo dos abutres que usou peruca e nariz de palhaço e distribui lanchinho na sala para falar do espetáculo do jornalismo no filme e atualmente. Acho que o grupo dos admiráveis acertou tanto no mini-seminário como no seminário na escolha de vídeos diferentes - matéria jornalística, vídeo do Youtube, propaganda de televisão e etc - como forma de intercalar a explanação de cada integrante da equipe e tentar fazer com que a apresentação não ficasse cansativa.

Bem, essa foi minha avaliação dos seminários, em seguida, falarei sobre a experiência de fazer um blog e, depois, do que aprendi com a disciplina.

Nenhum comentário: